segunda-feira, 4 de julho de 2016

Crítica: Como Eu Era Antes de Você


Adaptação do livro de Jojo Moyes, roteiro do filme é escrito pela própria escritora

Romance sobre viver intensamente leva o público para chorar nessa trama maravilhosa

                                                                                                      Guilherme de Moraes Corrêa

     Eu demorei um pouco para soltar essa crítica, por conta de um motivo especial, quem foi que disse que homem não chora em filmes? E ao meu ver, sou daqueles sensíveis, chorões mesmo e não teve como não chorar praticamente mais do que a minha amiga ao lado, que ela notou isto.
   Eu confesso, chorei mais do que ela mesmo, sim a Beatriz Lima, é minha amiga, assistente de redação por um dia especial (sim, ela é fã do Sam Cliffin, por isto queria a companhia dela...). E se você chorou em "A Culpa é das Estrelas", é bom as mulheres levarem lenços e usarem a maquiagem à prova d'água, porque a história tem uma intensidade do mesmo estilo, só não estou aqui para dar spoilers.
   Louisa Clark (Emília Clarke, sim a estrela de Game Of Thrones e O Exterminador do Futuro: Gênesis) é a garota simples, com suas roupas exóticas com um senso de humor maravilhoso, pura da melhor maneira possível. O problema é que ela simplesmente é mandada embora do emprego no café. E o espectador vai apaixonar-se rapidamente pelo senso de humor e pela maneira que ela se veste, parece uma pin-up, uma garota da moda vintage.
   E pega um emprego de cuidadora de um tetraplégico, o jovem Will Traynor (Sam Cliffin), o problema é que no começo os dois não se entendem muito bem...até se conhecerem com o tempo e Louisa faz dele uma pessoa mais feliz. E Will também acaba transformando ela em uma pessoa mais alegre, faz ela enxergar que ela pode aproveitar muito mais a vida, intensamente.
     A questão é a história simples, um elenco maravilhoso de atores secundários tão marcantes que faz o espectador identificar e cria um apego muito comum em romances do estilo. A questão é que ele é bem contado, simples forma de mostrar o essencial da obra original de Jojo Moyes.
   Agora a questão de chorar quase a trama toda e o desfecho, que não poderia de forma alguma contar aqui, porquê seria errado dar esse spoilers para quem ainda não conferiu, vale a sessão. A experimentação do filme é que ele tem uma trilha sonora bem bonita, romântica, confesso que faz o espectador chorar mais ainda.
    E sim, ocorre a morte de um personagem sim, a questão é porquê tem de acontecer essas coisas tão tristes? Porquê não um "felizes para sempre". Eu andei pesquisando e analisando tudo que já teve de adaptação literária para o cinema, tem a mania de trazer a morte de algum personagem.
    Filmes como "A Culpa é das Estrelas", "Cidades de Papel" e diversos outros romances como os do Nicholas Spark que praticamente tem sua incansável mania de matar algum personagem principal do casal, já tornou-se clichê, só é um pouco diferente a questão do porque Jojo Moyes não tem um final feliz em "Como Eu Era Antes de Você", por motivos realistas, ela trás questionamentos da vida para o espectador/leitor tirar proveito de algum ensinamento: viver à vida intensamente.
    E voltando a trilha sonora, a música que eu mais gostei e que combinou com a cena, é da banda X Ambrassadors - Unsteady, só de ouvir ela e ver o vídeo com cenas do filme, o espectador ou espectadora já vai borrar o rosto, sim...é bem melancólica com toque romântico.
   A para a minha amiga, gostaria de dizer o quanto acho engraçada, divertida, romântica a certo ponto, sei que anda lendo o livro do filme, espero que aquele dia tenha sido especial o quanto foi para mim, a sua companhia me questiona de como eu era antes de você, nada mais mudar aquele dia, uma pena não poderíamos aproveitar mais e viver intensamente.
    E olhe o mundo Beatriz Lima, porquê a vida passa rápido demais e tem um universo inteiro para viver de catálogo do Tinder, não estou julgando o aplicativo, mas nem sempre essa é a solução, é meio besta olhar o mundo na tela do celular e saia mais...assim que possível, viva experiências e realidades diversas, você pode e se quiser que eu dê um empurrão...tô aqui só esperando você dizer aonde quer ir que eu vou te levar comigo.

VEJA O TRAILER, O CLIPE E AS FOTOS E VIVA INTENSAMENTE:


































CLIPE PARA CHORAR:

:´´´(


Espero que tenham gostado da crítica do filme, em breve...mais novidades por aqui!

Só não tirar o olho do blog "O SONHO DO CINEMA"






Nenhum comentário:

Postar um comentário