terça-feira, 28 de julho de 2015

SAINDO DO CINEMA: NÃO DIGAM O NOME DELE!

Charlie será o novo ícone de filmes de Terror?

Filme independente segue os clichês mais óbvios que o gênero já apresentou desde a Bruxa de Blair

Guilherme de Moraes Corrêa

  Tudo começou com a tal brincadeira que causou vários escândalos em escolas envolvendo adolescentes e crianças no mês de Maio de 2015, com o chamado de “Charlie, Charlie!”, mais precisamente desenvolvido em uma propaganda barata, na internet utilizando a hashtag #CHARLIECHARLIE, como um desafio de uma folha de papel em branco e dois lápis em formato da cruz e nos quatro espaços da folha escritos o nome do Charlie quatro vezes.
    Como numa bússola, o grupo faz um círculo, “rezam” e perguntam onde ele está presente e através do lápis, Charlie reponde apontando, no velho estilo da “brincadeira do copo”. Nada mais é criação, tudo é uma “cópia da cópia”.
  Na opinião mais precisa do ponto de vista dos clichês cinematográficos, isto é bem sério. Na verdade, eu não diria para considerar como uma “brincadeira”, não caindo na ideia de que existe tal espírito maligno chamado Charlie assombrando quem fez o desafio. A questão é que várias crianças e adolescentes fizeram esta brincadeira nas escolas, nas salas de aula ou nos intervalos causando sérios problemas bem perturbadores, que não convém nem comentar.
  O filme estreou na última quinta-feira (23\07). Assistindo ao filme, como era se esperar o público em sua maioria eram adolescentes que queriam divertimento com filmes assustadores de terror e com certeza foi o que mais pude observar.
   O aviso que o blog “O Sonho do Cinema” dá para os fãs do gênero terror é estarem preparados para a ausência do “bom terror com várias mortes e monstros”. Esqueçam esta ideia, na verdade você já viu isto nos grandes sucessos do cinema tais como “A Bruxa de Blair”, “Cloverfiled – Monstro”, “Atividade Paranormal”, ou seja, “A Forca”, não é nada inovador.
   A única coisa nova que existe nesse título “A FORCA” (The Gallows) é a boa história existente por trás desse tal Charlie e o porquê não se pode chamar por ele. Serve para que adolescentes, crianças ou até mesmo adultos, saberem com o que você pode ou não brincar, já que neste caso a “brincadeira”, consiste em invocação de espíritos.
   O porquê de não ser novidade é a técnica que os filmes de terror adquiriram em pleno século 21, é o chamado de “filme encontrado” (found footage), filmado com uma câmera pelos próprios personagens envolvidos, técnica já muito usada em “Atividade Paranormal” e diversos outros. É cansativo e dá a sensação que você já viu isto.
  Filmes de terror/suspense de uns tempos para cá estão seguindo uma mesma linha e sempre querendo inovar nos aspectos da tecnologia e trazer aquela sensação de estar vendo algo bem próximo da realidade por serem temas sobrenaturais. Acredito que está na hora do gênero trazer os bons filmes de terror/suspense sobrenaturais mais diferenciados e mais assustadores.
   Vendo no inicio do ano 2000, o último bom filme no tema sobrenatural que apresentou inovação foi “O Chamado” (The Ring, 2003), “Espelhos do Medo” (Mirrors, 2008) ou até mesmo o clássico, “O Exorcista” (The Exoscist, 1973). Já tivemos a “era de ouro” do Terror, precisamos disso novamente, ao invés de ficarem desperdiçando na repetição do “found footage que todo mundo morre no final e aquela história mal contada dos personagens envolvidos”.
   Então algo nos diz que isto está prestes a mudar e inovar o terror. A notícia de que irá sair uma boa adaptação do livro da editora Darkside Books, que lançou no começo do ano e já é esperado por muita gente que gostou da leitura, só espero que o filme siga a mesma linha. “O Demonologista” de Andrew Pyper vai ser adaptado e é o próximo filme de Robert Zemeckis, diretor de Forrest Gump e De Volta Para o Futuro. Esperamos não nos decepcionar.
  Voltando ao filme “A FORCA”, vale a sessão por bons sustos do espírito do Charlie que aparece com saco de couro cobrindo a cabeça e correndo atrás das vítimas com um laço de enforcamento.

   E mais um aviso... O filme não é muito longo, tem só uma hora e quinze minutos que você acredita que foi apenas oitenta minutos, de tão rápido. Quando você começa a se empolgar... O filme termina!

VEJAM O TRAILER E FOTOS E NÃO OLHEM PARA O CHARLIE:



























ESPERO QUE TENHAM GOSTADO...EM BREVE MUITAS NOVIDADES!

FIQUEM DE OLHO!

E "NÃO BRINQUEM COM O CHARLIE"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário