quarta-feira, 21 de maio de 2014

ESPECIAL DE LITERATURA - LIVRO: "O FANTASMA DA PAULISTA" (Isabel Vasconcellos) + SORTEIO RELÂMPAGO (SOMENTE 4°ACSNJO D1/D2)

ESPECIAL - CRÔNICA


A máquina do tempo, Av. Paulista

                                                                                                 Por Guilherme de M. Corrêa

   Eu, Augustos Domingos, jornalista da cidade de Guarulhos, trabalho num pequeno jornal gratuito, escrevo sobre alguns fatos, eventos, encontros, assuntos que de alguma forma, motivem e interagem com o leitor.
   A vida é muito normal por aqui na cidade de Guarulhos, agora vem à parte onde tudo muda, parece até que fumei alguns baseados de tão pouco que virou o meu mundo de cabeça para baixo.
   São Paulo. SANTO DEUS!! Que LUGAR ENORME É ESSE? Sim, não tinha ido ainda para esse lado, é um absurdo da minha burrice, aquele formigueiro humano, nas estações de metrô e pelas ruas, avenidas, bairros infinitos que parece até um sonho louco, sem saída.
    Algumas pessoas me olhavam, outras nem sequer parecem estar reparando na minha presença, é muita informação, movimento, é tudo muito poluído, perigoso, divertido. Parte de atração e parte de estar de frente com a morte, todo santo dia.
    Perguntei para várias pessoas, um taxista, um segurança do Shopping Paulista, pessoas que passavam por mim, algumas excêntricas, perigosas e normais. Até que alguma coisa muito estranha me guiou aleatoriamente até o bairro Bela Vista, e QUE VISTA LINDA HEIN!!
   Essa coisa que me guiou, pesquisei depois, é um espírito que ronda pela Av. Paulista, mais conhecido como Joaquim Eugênio de Lima, ele olhava para mim com aquele olhar fantasmagórico, assustador com um senso de confiança ao mesmo tempo, segui ele, ele corria e corria, minhas pernas estavam cansadas, a que entrou num lugar escondido, no meio dos outros comércios.
   Chegando lá, era uma livraria, não daquelas comuns, era exótica, entrei na Martins Fontes, esse era o nome da livraria, enorme, até que esbarrei sem querer com uma senhora muito bonita, aquele olhar que parecia estar dentro da minha mente, ela se apresentou como Isabel Vasconcellos, escritora e jornalista.
    Nesse colapso de uma desconhecida, parecia que ela estava me esperando para esse encontro, mostrou um dos seus primeiros livros publicados e fez uma dedicatória maravilhosa, como se nós se conhecemos há anos, assim toquei naquele livro amarelo com uma foto antiga da cidade, cujo título era “O FANTASMA DA PAULISTA”. Em 10 segundos tudo ficou antigo, parecia que havia voltado no tempo, em 1891. E de repente, nos outros 10 segundos fui para um futuro muito distante, em 2050.
     Depois voltei para a realidade, Isabel apenas disse, leia o livro, você precisa conhecer o PASSADO, O AGORA E O FUTURO. Sendo assim, comecei a folhear aleatoriamente e li a sinopse da contracapa e assustado, precisava conversar sobre o senhor que me levou até ali, para de repente me encontrar com cuja escritora sabia muito sobre o assunto. Só que ela desapareceu nos piscar dos meus olhos. Então a moral que tive dessa viagem pela máquina do tempo é que o conhecimento está dentro do livro, vamos ler e quem sabe é o próximo passo para uma nova aventura?


ESSA MESMA CRÔNICA SE ENCONTRA NO SITE DA ISABEL VASCONCELLOS, LÁ VOCÊ PODE CONHECER OUTRAS HISTÓRIAS DO LIVRO:


PARA OS AMIGOS DA SALA, 4° ANO DE JORNALISMO (D1/D2) GOSTARIA DE FAZER UM "SORTEIO RELÂMPAGO"...

CORRE LÁ NO GRUPO E VEJA A PERGUNTA, OS 5 PRIMEIROS QUE RESPONDEREM CERTO, LEVARAM UM EXEMPLAR DE "O FANTASMA DA PAULISTA" DE ISABEL VASCONCELLOS COM EXCLUSIVIDADE, É RARO ENCONTRAR PARA COMPRAR....E ISSO É UMA OPORTUNIDADE...



Nenhum comentário:

Postar um comentário