domingo, 13 de janeiro de 2013

Os irmãos Paolo e Vittorio Taviani exploram dois mundo diferentes: A peça de "Júlio César" de Shakespeare e os detentos da Prisão de segurança máxima Rebibbia, na Roma



Novo drama mostra dualidade de universos diferentes que se encontram nas semelhanças entre os personagens da peça com a vida dos detentos nesses papéis

     A vida real na Prisão de Segurança Máxima Rebibbia, na Roma, não é nada animadora e confortante como qualquer outra prisão. Tudo muda quando apenas alguns candidatos são escolhidos para encenar a peça da obra mais famosa de Shakespeare, "Júlio César".


     A dualidade é mostrada em momentos dos ensaios, com técnica de filmagem em preto-e-branco quando estão na prisão. Em outros momentos é mostrado uma técnica em colorido as imagens no teatro, onde eles apresentam a peça para os familiares e conhecidos.


     O que deixa evidente tanto na história real e a história de "Júlio César", é o personagem Bruto (Salvatore Striano), a dificuldade em interpretar algo que ele conviveu na vida real também, então sentimos uma certa confusão na hora dos ensaios, a mistura de falas da peça com coisas que não estão na obra, estão na vida dos detentos.
                            


    O telespectador deve estar preparado com esse tipo de técnica, não é um filme completamente ao estilo que estamos costumados a ver. É um processo lento, não é o tipo de filme que segue uma trajetória linear e o elemento histórico não apresenta nada surpreendente no final, deixando bem claro que já começa no final, e segue o que aconteceu antes para criar-se um motivo para acabar daquele ponto final.


   A história fria, dos olhares, dos gestos, da postura, da máscara da sociedade imita a máscara teatral da maneira mais sutil e frágil, "César Deve Morrer" tem estreia prevista para 18 de Janeiro de 2013, é um filme específico para aqueles que estudam o cinema, analisa os detalhes, diríamos não é o tipo de filme para qualquer tipo de público, é um público mais curricular.






     Ao mesmo estilo curricular, foi apresentado aos que entendem de internet, tecnologia e software é o nosso famoso de 2011, "A Rede Social" de David Fincher e vários outros que focaram mais específico para um público diferenciado de um público mundial que está acostumado com assuntos e histórias normais e fáceis de interpretar através do cinema. Pois nessa trama: "A arte é a melhor expressão da Liberdade".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário